quarta-feira, 9 de maio de 2012

Rio Tâmega - Facturas de Betão

Facturas de Betão

Se lhe disser que as barragens vão gastar mais energia do que produzir, acredita? Quem paga as barragens? E quem ganha com a conta da electricidade? Veja a seguinte reportagem da TVI...


Repórter TVI – "Facturas de Betão" - Jornalista Carlos Enes, com imagem de Carlos Carvalho e montagem de Miguel Freitas - in TVI - 07/05/2012.

Extraordinário trabalho de pesquisa jornalística e grande informação de interesse público. Nesta reportagem está completamente desmontada a grande patranha nacional das barragens e dos interesses corsários que andam nos garimpos dos rios de Portugal, nomeadamente no rio Tâmega, Tua e Sabor. Um extraordinário serviço público ao País, aos rios, aos ecossistemas ribeirinhos, ao Tâmega e às pessoas que, sem poderem nem saberem, são os que vão pagar a factura todos os meses.

 Um abraço e mais nada...

3 comentários:

Luis Goncalves disse...

Amigo Julio, aqui há uns dias quando vi esta reportagem da TVI (e que tive oportunidade de comentar no FB) apeteceu-me desancar uma certa gentinha que anda por detrás disto tudo. O mais importante é que as pessoas deste país - nomeademente um certo povinho inerte e boçal - compreenda e saiba tomar uma atitude DRASTICA de oposição firme face á mega fraude que nos espera a todos em face deste obsceno "plano nacional de barragens". Este é um plano de autentico saque, destruição do património natural e humano, de alguns magnificos habitats de Tras-os-Montes, e claro da nossa paisagem que já começa a andar tão estragada! E que se saiba (sim porque nestas coisas continua a existir gente que persiste na estupidez de acreditar que as suas terras vão obter alguma vantagem)que tudo isto será feito a TROCO de NADA em termos de energia adicional a criar! Desimaginem-se todos os que ainda julgam que estas barragens irão produzir energia. Este plano será pouco mais do que um maquiavelico projecto de engenharia financeira. E o povo continua vergonhosamente manso, MANSO.... perante tudo o que vai acontecendo ao seu país: uma país que mostra não ter opinião publica e que revela ser incapaz de dizer BASTA a todas as patifarias que nos vão fazendo - um país que como tal, é nestas condições muuuuuito fácil de governar e saquear.

Anónimo disse...

QUE CAMBADA......

Marão disse...

CRIMINOSOS A MONTE
O assalto continua......do Sabor, do Tua e do Corgo para a Serra. De entre os milhares de milhões de prejuízo da REFER alguém faz o favor de nos dizer qual o peso específico dos alegados prejuízos de exploração contabilística destas linhas?
E o serviço incontabilizável para as populações, a destruição das obras de arte á força de braço quando estes agiotas ainda adormeciam nas entranhas dos antecentes bem como a exploração turística negligenciada?
Reportemo-nos agora e apenas à 1ª pedra criminosa da barragem do Tua. Trata-se de uma irrepetível e centenária obra de arte, esculpida a músculo num cenário montanhoso agrestemente inigualável. Nem precisamos de comparar com o que seria a demolição ou soterramento de estátuas ou pirâmides de outros mundos. Devem os salteadores ser acusados por intenção conscientemente criminosa de decapitação de uma maravilha terrena inseparável do eterno Douro, património da humanidade que não podemos deixar assassinar.
Será que a maioria dos Portugueses conhece? É hora de organizar excursões de todo o País á região, para que um sentimento de revolta se instale e impeça tal acto de dimensão terrorista destruidora.
Naquelas paragens pelas alturas de S. Mamede de Riba Tua tal a grandeza e extensão do feito chamam-lhe carinhosamente a contemplação do belo horrível.
Quem dá caça a tais actos de engravatado vandalismo engendrados no aconchego do ar condicionado e regulados apenas ao sabor de contabilidades caseiras inscritas na parede do lucro fácil com tições de carvão roubado?
Ainda sobre o caso, em 1º lugar assinalar que para este escrito sem obediências amanhadas à muitos meses, e agora repescado e actualizado, não foi necessário o ultimato da Unesco a pôr o dedo na ferida perante a dimensão do desastre anunciado. Depois, constatar que o mais importante é o relançamento do debate em tudo que são jornais e televisões, que passam a vida a dormir e só acordam quando nos picam de fora. Curiosamente a soberana EDP já lambe o selo aparecendo agora com o bico saído do nevoeiro a rezar por nós com a promessa de revisão do projecto. Para concluir iberte-se uma pergunta elementar que não pode ficar em falta: Qual o peso específico da encomendada barragem do Tua em percentagem na produção de energia a nível nacional? 1, 2, 10% ou qualquer ninharia perfeitamente negligenciável? Isto requer esclarecimento urgente tanto mais que não estamos dispostos a que nos plantem um monstruoso gerador para dar uma sumida luz de estafado candeeiro a petróleo. Parece que a contribuição específica do Tua iria lamparinar nos 0,07%. Não pagamos.