segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cruz Caldas, o publicitário ao serviço da VM&PS (1)

Cruz Caldas (1897-1975)

Caricaturista, escritor, ilustrador e publicitário português, António Cruz Caldas nasceu em 1897, no Porto, e faleceu em 1975, na mesma cidade.
Oriundo de uma família de artistas, o pai e o irmão eram escultores, teve ainda nos padrinhos importantes referências artísticas: a pintora Aurélia de Sousa e o escultor Teixeira Lopes.
A sua obra, sobretudo ao nível da caricatura (Cartoon), encontra-se abundantemente publicada, entre outros periódicos, no jornal O Primeiro de Janeiro, desde 1939 até à década de 50 do século XX.
Trabalhou na Litografia do Bolhão a partir de 1934, como desenhador, sobretudo realizando os mais variados trabalhos publicitários: cartazes, panfletos, calendários e anúncios, principalmente para a empresa Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas.
Em paralelo, realizou múltiplos programas de festas, de filmes e de peças teatrais, sem esquecer as caricaturas para os livros dos alunos finalistas de diferentes faculdades.
Ao nível das distinções mais significativas, foi premiado no Concurso de Caricaturas da Casa do Pessoal da Emissora Nacional (1948), recebeu a 3ª Medalha de Caricatura da Sociedade Nacional de Belas Artes (1951) e, por duas vezes, o Prémio de Caricatura "Leal da Câmara", também da Sociedade Nacional de Belas Artes (1954 e 1956).
Este notável artista deixou uma marca inconfundível na imprensa e no meio teatral da sua cidade natal. A Câmara Municipal do Porto atribuiu o seu nome a uma artéria da cidade.

A partir de hoje serão publicados trabalhos publicitários, sobre Vidago, de Cruz Caldas.


Esboço a aguarela para calendário de parede (Setembro/Outubro) da Empresa Melgaço Vidago & Pedras Salgadas, tendo como objecto principal as águas de Vidago em garrafa, e como "pano de fundo" o campo de golfe.

Um abraço e até breve...

Sem comentários: